Se você é empresário ou está em busca de investimentos já deve ter ouvido falar nas Fintechs. Essa é uma tendência que vem ganhando cada vez mais força no mercado por unir dois elementos de grande importância para qualquer negócio: finanças e tecnologia.
Com o mercado cada vez mais competitivo, a frase “tempo é dinheiro” torna-se cada vez mais verdadeira. Por isso, aquela conhecida burocracia dos bancos e que atrapalha consideravelmente os negócios perde espaço para quem proporciona rapidez, agilidade, praticidade e o principal, com segurança e economia.
O que é uma Fintech?
A palavra “fintech” tem origem inglesa a partir da junção de dois elementos: financial (financeiro) e technology (tecnologia). Isso quer dizer que o termo se refere às empresas de tecnologia que tem como foco principal o mercado financeiro.
As fintechs surgiram a partir de uma necessidade dos novos consumidores que, conforme citado no início deste artigo, buscam formas mais simples, práticas e inovadoras de lidar com serviços financeiros.
Assim, podemos afirmar que elas consistem em empresas que prestam serviços financeiros e que tem como maior diferencial a tecnologia. A grande maioria das fintechs não possui nem mesmo agências físicas para atendimentos dos clientes, pois todos os serviços financeiros podem ser resolvidos na palma da mão pelo smartphone ou pelo computador.
Mas você deve estar se perguntando como uma fintech pode ajudar o seu negócio. Confira no tópico a seguir.
Quer saber mais sobre assuntos relacionados? Acesse o nosso site, entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar.
Benefícios das Fintechs para as empresas
As Fintechs podem ajudar as empresas por diversos motivos. Além disso, pode proporcionar soluções mais eficientes e de melhor qualidade, resolver problemas de acesso, oferecer soluções mais baratas e facilitar recursos especializados são apenas alguns deles.
Além disso, elas ajudam, por exemplo, na disponibilização de recursos para as empresas ou ainda facilitando o acesso a venda de recebíveis, encontrando o melhor custo para isso. Podem-se destacar ainda as ferramentas de controle financeiro disponibilizadas por alguns tipos de fintechs, o que facilita a rotina do empresário.
Para os negócios no segmento de varejo, existem fintechs que facilitam os meios de pagamento com muito mais facilidade. Há também as fintechs de crédito que facilitam o financiamento bancário para aquelas empresas que estejam precisando com menos burocracia, taxas de juros muito mais baixas, análise de crédito automatizada e estrutura enxuta.
Portanto, uma fintech pode ajudar negócios de qualquer segmento. Uma dúvida comum que surge relacionado ao assunto é se as fintechs são seguras e a resposta é sim, essas empresas são seguras, regulamentadas e fiscalizadas.
Assim como qualquer outra instituição, deve-se, claro, pesquisar e analisar a avaliação de outros clientes a respeito da empresa, conferir se de fato ela é registrada nos órgãos responsáveis pela regulação do mercado financeiro. Com isso, é possível realizar as transações e serviços financeiros necessários para o seu negócio de maneira segura, rápida e prática e obter os melhores benefícios de modo a manter-se competitivo e por dentro de todas as tendências do mercado.