Atualmente, há inúmeros meios de se conseguir investimento para sua startup. Entretanto, para alcançar capital de investidores, é necessário que algumas estratégias sejam colocadas em prática.
Para que o trabalho seja descomplicado e eficiente, leia abaixo o que é fundamental saber para se conquistar investimento.
A diferença da startup
Diferente de outras empresas tradicionais, as startups trabalham com tecnologias emergentes e propostas inovadoras para o mercado. Por esse motivo, as startups iniciam no mercado com uma filosofia atraente aos investidores que acreditam na disrupção por meio de novas formas de trabalho.
Normalmente, a empresa tradicional visa lucratividade, enquanto a startup está mais interessada em ganhar o mercado e gerar valor aos consumidores e ao ambiente em que atua. Portanto, o objetivo inicial das startups não é, necessariamente, o lucro. Para sair do zero e conquistar investimento para sua startup, é fundamental efetuar os 5 passos a seguir:
1. Produto Minimamente Viável ou MVP
O MVP (Minimum Viable Product) é a melhor forma de demonstrar que o seu negócio tem potencial de mercado. Ou seja, a partir de dados precisos sobre o mercado que deseja atuar, aplicações práticas do produto ou serviço e valor agregado, a startup obtém maior chance de conquistar o investidor.
2. Plano de negócios
Iniciar o negócio sem planejamento é um erro em qualquer um dos casos: com ou sem investimento. Apesar de a startup não atuar no mercado de acordo com modelos tradicionais de planejamento, é importante que os responsáveis apliquem as técnicas que ofereçam vantagens ao novo negócio.
O Canvas, por exemplo, é um modelo de planejamento de negócios que vem crescendo entre as startups – os resultados são expressivos para os empreendimentos em inovação, principalmente. A ferramenta favorece a demonstração de viabilidade do negócio, de forma que os investidores consigam visualizar a capacidade de prosperar da nova empresa.
3. Pitch
O investidor, geralmente, é um indivíduo que estrutura seu tempo para que nenhum segundo seja perdido. Ou seja, apresentações demoradas e longas reuniões não são a melhor forma de abordagem para o seu futuro investidor. Para que seja mais fácil conquistar sua atenção, invista em um pitch eficiente, esclarecedor e chamativo.
Busque responder perguntas durante a apresentação, antes mesmo de o investidor pensar em formulá-las. Estar à frente das dúvidas e ser sucinto são boas estratégias para se conquistar o investidor e apresentar a startup de forma eficaz.
Acompanhe a KP Investimentos pelo Instragram.
4. Contabilidade
Contratar uma assessoria contábil alivia todo o peso desnecessário da startup, de forma de que seja possível concentrar todas as forças em entregar bons produtos e serviços. A assessoria contábil realiza balanços, estima futuras despesas, e direciona a startup aos investidores que melhor se encaixam em suas propostas.
Atualmente, a assessoria ou consultoria contábil pode ser feita online, agilizando processos por meio de softwares e apps na própria empresa. Além disso, muitas assessorias contábeis oferecem valores acessíveis para startups que estão iniciando no mercado.
5. Investidores certos
Para concluir, verifique agora a lista de possíveis investidores para sua startup:
• Investidor Anjo: pessoa física que aplica do próprio patrimônio;
• Crowdfunding: financiamento coletivo;
• Capital Semente: financiamento para empresas em estágio inicial ou zero.