Você sabe o que um investidor anjo?
Vamos imaginar uma cena: uma grande ideia surge, um produto ou serviço disruptivo é preparado para lançar, mas os empreendedores não conseguem acesso ao capital necessário para fazer acontecer. E agora? É aí que entra o investidor anjo!
Neste artigo falaremos sobre o que é e onde encontrar um investidor anjo.
Seres angelicais e grandes impulsionadores de empreendedores
Não é à toa que os investidores anjo ganharam tal alcunha. Assim como na mitologia, os anjos são responsáveis por guardar e orientar os caminhos dos seus protegidos, um investidor anjo é uma pessoa que utiliza dos seus próprios capitais para investir e impulsionar um negócio de empreendedores terceiros.
A origem do termo está relacionada com os teatros da Brodway (Nova York). Nos anos de 1920 existiam investidores que ofereciam crédito para que as produções teatrais fossem executadas, e em troca recebiam parte dos lucros do espetáculo.
Atualizado para os tempos contemporâneos, o investidor anjo emprega capital em startups e, além do dinheiro, traz consigo sua expertise, seus contatos e abre portas por meio de seu conhecimento. Em pagamento são negociadas ações ou participações na ideia.
Geralmente, o investidor anjo é um ex-empresário ou um executivo de sucesso que aporta de 5% a 10% de seu patrimônio, além da sua experiência, em uma startup para desenvolvê-la.
Empresas como Google e Apple contaram com esses investidores no início de suas atuações.
A grande diferença de um investidor anjo para uma aceleradora ou incubadora de startups é que enquanto estes são pessoas jurídicas, os investidores anjo são pessoas físicas e que além do investimento em capital, trazem o seu network e conhecimento, por isso, também muitas vezes esse investimento é chamado de Smat-money, o dinheiro que vem com a mentoria e a inteligência junto.
Onde encontrar um investidor anjo
Certo, então um investidor anjo é realmente um ponto de transformação na história de uma startup. Por isso, saber onde encontrar um é muito importante.
Com falamos acima, o investidor anjo é uma pessoa muito bem relacionada e com grande networking, desta forma, há alguns caminhos para encontrar um. Vamos falar das três mais comumente utilizadas
Plataforma online
Um dos caminhos para encontrar um investidor anjo é por meio das plataformas online. Que por serem na rede, podem proporcionar o encontro entre as startups e os investidores independentemente das distâncias.
Estas plataformas são sites nos quais são dispostas a informações sobre as startups que procuram por alguém para investir em suas ideias. Nestes portais, os investidores anjo estudam as empresas e ideias disponíveis para entender se têm alguma identificação com o produto ou serviço, e se podem empregar seus conhecimentos e valores nestas ideias.
Aliás, ser você quiser conhecer um site que promove celeridade para investimentos conheça a KP Investimentos que é focada em investimentos em startups.
As plataformas online, são espaços nos quais as empresas em desenvolvimento conseguem apresentar seus projetos e potencialmente encontrar investidores.
Anjos individuais
Esse provavelmente é o caminho mais árduo para encontrar um investidor anjo, afinal é uma busca por uma pessoa específica que tenha disponibilidade e interesse em ouvir a ideia do empreendedor.
Para quem já possui um bom networking, buscar por amigos e conhecidos que conheçam algum investidor anjo pode ser um bom caminho.
Além de ex-empresários, gestores e executivos de sucesso, o número de investidores anjo tem crescido entre advogados, contadores e médicos.
Grupos de investidor anjo
São organizações que reúnem e colocam em contato os investidores anjo individuais, a assim eles trocam as oportunidades entre si e recebem outras ofertas das stratups que buscarem contato.
Tais grupos são organizados e geralmente contam com site e ferramentas próprias para organizar as apresentações de projeto.